noticias Seja bem vindo ao nosso site GRUPO VIVAM PORTAL DE NOTICIAS!

HISTORIA DAS RADIOS DO BRASIL

Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história

Emissora da EBC foi criada em 7 de setembro de 1923 por Roquette Pinto

Publicada em 30/11/22 às 09:27h - 41 visualizações

Publicado em 07/09/2021 - 08:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro


Compartilhe
Compartilhar a noticia Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história  Compartilhar a noticia Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história  Compartilhar a noticia Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história

Link da Notícia:

Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história
 (Foto: EBC)

A MEC AM completa 98 anos neste 7 de Setembro. Quase um século dedicado à cultura, educação, entretenimento e informação. Herança de um ideal de Edgard Roquette-Pinto, considerado pai da radiodifusão no Brasil, a MEC teve seus pilares estabelecidos pela Rádio Sociedade, criada em 1923, pelo próprio Roquette Pinto ao lado de Henrique Morize.

Desde sempre, a emissora teve sua sede na cidade do Rio de Janeiro. Em 7 de setembro de 1936, a então Rádio Sociedade passou ao controle do Ministério de Educação, e passou a se chamar Rádio Ministério da Educação, popularmente Rádio Ministério e, depois, Rádio MEC.

Em toda sua história, jamais renunciou à programação com foco na cultura. E essa é, até hoje, a base do conteúdo veiculado diariamente, um diferencial em relação às emissoras comerciais, como explica o gerente Thiago Regotto. Para ele, a programação da emissora se destaca como um grande recorte da cultura brasileira e da canção popular. Além de um grande espaço para temas ligados à educação.

Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta, passaram pela Rádio Mec intelectuais e personalidades de peso, entre eles, Villa-Lobos, Mário de Andrade, Afrânio Peixoto e Bidú Saião. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui acervos de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

E, para marca essa data importante não apenas para a emissora, mas para a radiodifusão brasileira, a  MEC AM  terá  uma programação especial neste 7 de Setembro com os melhores momentos do seu acervo, entrevistas e, é claro, a participação daquele que é o principal objetivo: o público. Segundo Thiago Regotto, serão relembradas diversas entrevistas antigas e bate-papos com quem já fez história na emissora.

Muitos ouvintes têm uma relação de longa data com a rádio, como é o caso de João Brother, morador de Madureira, na zona norte do Rio e que se declara apaixonado pelos conteúdos veiculados na emissora. Segundo ele, a Rádio MEC é uma emissora acolhedora e diz que ele sempre ouvia a rádio pela noite. Ele elogia o profissionalismo dos radialistas e jornalistas que fazem parte do seu cotidiano.

Com sua programação totalmente voltada para a difusão da cultura nacional, a Rádio MEC contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, música regional, instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e artes como um todo.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 64992432520

Visitas: 4578
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - GRUPO VIVAM PORTAL DE NOTICIAS - OBRIGADO POR ESTAR EM NOSSA PAGINA SERA UM PRAZER EM PODER ATENDER.